Saudações culturais a todos e todas
Pessoal, alguns de vocês não devem ter entedido o título desta postagem. Poi bem, vou explicar.
A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE PERNAMBUCO (ALEPE), de tantas homenagens corretissimas, de tantas entregas de cidadão (ã) certissimas, desta vez, pisou na bola.
Vão entregar um titulo de cidadãos pernambucanos a CLEDIVAM ALMEIDA FARIAS (chimbinha) e JOELMA DA SILVA MENDES (essa não precisa colocar o nome artístico.
É isso mesmo pessoal, são o guitarrista e a vocalista, respectivamente, da banda calypso (ARGHHHHHH).
PAUTA RETIRADA DO SITE DA ALEPE (http://www.alepe.pe.gov.br/paginas/?id=3579)
26/10/2009
Reunião Solene
Horário: 18:00
Plenário
Autor: Deputado Nelson Pereira de Carvalho
Entrega do Título de Cidadão Pernambucano ao Senhor Cledivan Almeida Farias e à Senhora Joelma da Silva Mendes
Mais, também de acordo com o próprio site da ALEPE (http://www.alepe.pe.gov.br/paginas/?id=3645).
"A concessão desse título honorífico é de competência privativa da Assembleia. De acordo com o novo Regimento Interno da Casa, a homenagem deve obedecer a alguns critérios, como a entrega de apenas um título por ano para indicação de cada parlamentar.
A honraria é designada a toda pessoa física imbuída de elevado espírito público, com relevantes serviços prestados ao Estado. Um dos requisitos para concessão do Título é que o homenageado tenha residência e desenvolva atividades em Pernambuco por um período superior a cinco anos.
O Projeto de Resolução referente ao Título de Cidadão de Pernambuco, além de ser apreciado pela Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, também precisa ser analisado pela Comissão de Cidadania quanto ao mérito. A comenda deve ser entregue dentro do prazo de quatro anos, contado da publicação da respectiva resolução".
Onde, na história de PERNAMBUCO, que esses dois cidadãos tem RELEVANTES SERVIÇOS PRESTADO AO ESTADO DE PERNAMBUCO? O que fizeram eles, para merecerem tal honraria?
3 comentários:
PQP. É demais! Agora abusaram mesmo. O que que essa "dupra de dois" fez em prol da cultura ou de algo em Pernambuco? É uma zona isso. Só posso atribuir a intere$$es pe$$oais para ter e$$e título concedido.Será que agindo de$$a forma não percebem o descrédito perante a população?
Protesto! Protesto e Protesto!
O que eles fizeram?
Prezado redator,
compreendo sua indignação, mas a esta altura do campeonato, não há muito o que se fazer, uma vez que os valores culturais são cada vez mais desprezados. A referida banda, teve seu sucesso nas terras pernambucanas, com o forte apoio da mídia corrompida pelo capital, fazendo assim, uma imensa lavagem cerebral na população que acha que isso é a "música do momento"
\a relev\ãncia deste casal não me consta em nenhuma mídia. Gostaria de ser imparciao ao comentar sua postagem, mas a indignação se torna muito grande pois isso ocorre em uma terra bastante rica cuturalmente como a nossa.
Infelizmente, lamento concordar com uma das minhas professoras do curso de Jornalismo: Raquel Rodrigues, que o fim do mundo está próximo e " isso é o apocalypso"
Seguindo sua linha de raciocínio e a indignação de muitos, o que ocorrera ontem 26/10/2009, fora a prova concreta da irresponsabilidade do poder público para com as pessoas.
O casal "Joelma e Chimbinha", paraenses de nascimento "importaram" para o mundo essa "cultura" chamada calypso. Erroneamente o mundo está a conhecer o "novo ritmo que conquistou o Brasil, chegou no exterior e poluiu o mundo. Mas, isso se chama poder capitalista, que diga-se de passagem vem corrompendo todos, e prova desta vergonha, é que um projeto de lei de transformar o Casal Calypso em Pernambucanos foi de um dito "comunista" o então Deputado Estadual pelo PCdoB- PE Nelson Pereira. [o que me envergonha profundamente, pelo fato de ser ex-militante do referido partido e conhecer a sua trajetória política.]
A Cultura não é uma mercadoria que se compra em liquidação.
Por algumas vezes me perguntei sem embasamento teórico e prático quais os critérios para uma pessoa receber o título decidadão de uma cidade, de um estado...
Confesso, que a primeira vez que este assunto tornou-se de meu interesse, foi quando a cantora mineira Irah Caldeira, recebeu o título de Cidadã Recifense. Daí, entendi que a contribuição e identificação com o local são fatores indispensáveis. Esta, por sua vez, tem um trabalho que eleva toda a cultura local [título merecido]. Mas, Calypso...
E completando o que o poder capital faz com a população, fazendo com que as pessoas sejam apenas massa-de-manobra, é o Recife-PE Festival, que ocorrerá no próximo dia 06/11 na área externa do Chevrolet Hall com recursos da LEI DE INCENTIVO À CULTURA, com atrações como CALYPSO, BRUNO E MARRONE, ZEZÉ DI CAMARGO & LUCIANO E AMIGOS SERTANEJOS...
Onde é que estes nomes precisam de uma lei de incentivo à cultura para se promoverem? Ingressos a R$60,00, arrastando multidões e ainda usufruindo dos cofres públicos, enquanto os artistasque realmente precisam de um apoio para crescer profissionalmente passam anos batalhando sozinhos...
Nem se esse Encontro Sertanejo [do brega] fosse na Região Centro-oeste teria o meu apoio, pelo menos com esses grandes nomes [$$$] da música Sertaneja. Não desmerecendo o trabalho deles, que diga-se de passagem sou fã dos irmãos Camargo, mas essa "misturada de cultura" não é nossa.
Agora me pergunto...
E o que tem a dizer disso
Ariano Suassuna?
Lembro que em uma das suas aulas-espetáculo, ele fez uma crítica muito interessante a esta banda...
[Ô ô ô...]
Só uma sugestão...
Eu, enquanto leitora, e crítica do assunto, defendo a idéia de que o redator desta ferramenta da web entreem contato com o próprio Ariano Suassuna para saber a opinião dele e compartilhar conosco!!!
é isso
Tati Gomes
Postar um comentário