quarta-feira, 25 de abril de 2007

25/4/2007 - PARTO HUMANIZADO - CAIS DO PARTO

O QUE É PARTO HUMANIZADO?

PARTO HUMANIZADO: "É a execução de um conjunto de normas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que visa melhores resultados para a mãe e para o bebê"
Marcos Ymayo
Diretor técnico do Hospital Geral Santa Marcelina do Itaim Paulista, em São Paulo.

A Cais do Parto tem todo um trabalho de acompanhamento das suas gestantes que começa no pré natal, com consultas semanais - aqui está um diferencial deste procedimento - de acompanhamento da gestação e reuniões, também semanais, com os casais - Mais dois diferenciais. No parto humanizado, a presença do pai é tida como fundamental, uma vez que ele também é parte integrante do processo.
A Cais do Parto, através da metodologia adotada por ela, entende que, um parto bem feito não necessita obrigatóriamente, ser feito em hospitais convencionais - segundo estudos do ministério da saúde, 90% dos partos poderiam ser feitos em casa. Entende também, que o parto feito em casa ajuda na redução de mortes por infecção hospitalar - desde que feita de maneira responsável e por pessoas treinadas.
Um dos motivos que levou suely Carvalho, uma das coordenadoras da ONG, a defender o parto humanizado, foi a forma fria e mecânica na relação médico X paciente.
Outro diferencial no parto humanizado, realizado pelo CAIS DO PARTO, é a ligação bêbê X Mãe. Ao nascer, o bêbê ainda fica ligado à mãe pelo cordão umbilical por um certo tempo, até o coração do recém-nascido bater de forma mais constante.

Só uma mudança cultural faria o parto normal voltar a ser encarado por todos como o que de fato ele é: um ato fisiológico, natural, para o qual 85% das mulheres estão preparadas

SERVIÇO

Endereço:Avenida José Augusto Moreira, 525
Galeria Casa Branca - sala 09
Casa Caiada - Olinda/PE
Telefone:3432-7803 / 3432-5833
Responsáveis: Suely Carvalho, Dayse Reis e Ivete Lourenço

2 comentários:

Tati Gomes disse...

Muito ba mesmo essa iniciativa, pois o número de mulheres que morrem a cada mês vítimas de infecçãos caisadas por intervenções cirúrgicas no parto é alarmante. E, não existe coisa mais bela na vida que o nascimento, portanto, a mãe é quem mais deve está ligada ao seu filho, que passou longos 9 meses em seu ventre, na hora em que ele chega à terra firme. Caso um dia eu venha a ser mãe só optarei por uma cesárea em último caso...
o blog também é um espaço de utilidade pública.
Parabéns...

Anônimo disse...

Dificil é saber se fazemos parte desses 85%.
Não tem como indicar o melhor a ser feito a não ser a própria mulher que conhece seus próprios limites.