sábado, 15 de dezembro de 2007

HOMENAGENS AO REI - o verdadeiro Rei

Estão de parabéns a Assembléia Legislativa - na pessoa do deputado Antônio Moraes - e a SOCIEDADE DOS FORROZEIROS PÉ DE SERRA E AI. A primeira, por realizar sessão solene - com entrega de placa a pessoas e personalidades que divulgam e valorizam a nossa cultura - em homenagem ao nosso rei maior LUIZ LUA GONZAGA, no dia 12/12/2007. E a segunda, pela maravilhosa comemoração - com missa em ação de graças - no pátio de São Pedro, no dia 13_12_2007 (o dia do nascimento de Luiz "lua" Gonzaga).

O que se viu no pátio de São Pedro na Sexta-Feira, foi uma prova de que o verdadeiro forró está ganhado força. Uma verdadeira prova de amor a esse ritmo que é tão nosso.

A cultura pernambucana precisa de pessoas como TEREZA ACIOLLY, XICO BIZERRA, ROBERTO ANDRADE, pessoas que batalhem pela nossa cultura.

PERNAMBUCO, um estado rico até no nome que é composto por dez letras e que nenhuma se repete, fato único no país.

Não podemos deixar que a música pernambucana seja contaminada com esses vírus, altamemente contagiosos e mortais chamados brega (leia-se Calypso), axé (alguns), pagode, além, é claro, das "pôrnos sex music" - como diria meu amigo o poeta XICO BIZERRA - das Saias Rodadas, Aviões do "forró", e tantas outras doenças que se intitulam de bandas de "forró".


Saudações gonzagueanas a todos e todas



domingo, 2 de dezembro de 2007

POETAS NORDESTINOS 01


Hoje, inicio uma série de matéria sobre poetas pernambucanos e nordestinos.
Para começar, vou falar sobre o poeta ANTÔNIO MARINHO DO NASCIMENTO, um jovem de 20 anos, de São José do Egito, sertão PERNAMBUCANO, que tem a poesia e a cultura entranhada no sangue.
É dito que no sertão a cada 100 anos nasce um poeta.
ANTÔNIO MARINHO DO NASCIMENTO é bisneto de Antônio Marinho do Nascimento; grande poeta pernambucano que nasceu em 05 de Abril de 1887, e que era conhecido como o "ÁGUIA DO SERTÃO"; neto de Lourival Batista - o famoso LOURO DO PAJEÚ e considerado o "rei do trocadilho" - e filho de Zeto e Bia Marinho, ou seja, a poesia e a cultura vem de berço.
Não bastasse isso, José Marcolino (cantor, compositor e parceiro de LUIZ GONZAGA) profetizou o destino da criança - "Um poeta reconhece outro. Esse menino vai ser poeta" disse.
MARINHO, como é chamado pelos amigos, tem um livro escrito com o título de NASCIMENTO, com poesias de sua própria autoria e que escreveu quando tinha apenas 16 anos.