sábado, 15 de dezembro de 2007

HOMENAGENS AO REI - o verdadeiro Rei

Estão de parabéns a Assembléia Legislativa - na pessoa do deputado Antônio Moraes - e a SOCIEDADE DOS FORROZEIROS PÉ DE SERRA E AI. A primeira, por realizar sessão solene - com entrega de placa a pessoas e personalidades que divulgam e valorizam a nossa cultura - em homenagem ao nosso rei maior LUIZ LUA GONZAGA, no dia 12/12/2007. E a segunda, pela maravilhosa comemoração - com missa em ação de graças - no pátio de São Pedro, no dia 13_12_2007 (o dia do nascimento de Luiz "lua" Gonzaga).

O que se viu no pátio de São Pedro na Sexta-Feira, foi uma prova de que o verdadeiro forró está ganhado força. Uma verdadeira prova de amor a esse ritmo que é tão nosso.

A cultura pernambucana precisa de pessoas como TEREZA ACIOLLY, XICO BIZERRA, ROBERTO ANDRADE, pessoas que batalhem pela nossa cultura.

PERNAMBUCO, um estado rico até no nome que é composto por dez letras e que nenhuma se repete, fato único no país.

Não podemos deixar que a música pernambucana seja contaminada com esses vírus, altamemente contagiosos e mortais chamados brega (leia-se Calypso), axé (alguns), pagode, além, é claro, das "pôrnos sex music" - como diria meu amigo o poeta XICO BIZERRA - das Saias Rodadas, Aviões do "forró", e tantas outras doenças que se intitulam de bandas de "forró".


Saudações gonzagueanas a todos e todas



domingo, 2 de dezembro de 2007

POETAS NORDESTINOS 01


Hoje, inicio uma série de matéria sobre poetas pernambucanos e nordestinos.
Para começar, vou falar sobre o poeta ANTÔNIO MARINHO DO NASCIMENTO, um jovem de 20 anos, de São José do Egito, sertão PERNAMBUCANO, que tem a poesia e a cultura entranhada no sangue.
É dito que no sertão a cada 100 anos nasce um poeta.
ANTÔNIO MARINHO DO NASCIMENTO é bisneto de Antônio Marinho do Nascimento; grande poeta pernambucano que nasceu em 05 de Abril de 1887, e que era conhecido como o "ÁGUIA DO SERTÃO"; neto de Lourival Batista - o famoso LOURO DO PAJEÚ e considerado o "rei do trocadilho" - e filho de Zeto e Bia Marinho, ou seja, a poesia e a cultura vem de berço.
Não bastasse isso, José Marcolino (cantor, compositor e parceiro de LUIZ GONZAGA) profetizou o destino da criança - "Um poeta reconhece outro. Esse menino vai ser poeta" disse.
MARINHO, como é chamado pelos amigos, tem um livro escrito com o título de NASCIMENTO, com poesias de sua própria autoria e que escreveu quando tinha apenas 16 anos.




terça-feira, 11 de setembro de 2007

DIA ESTADUAL DO FORRÓ


Hj vou falar sobre o DIA ESTADUAL DO FORRÓ, que é comemorado sempre na 2º sexta-feira do mês de Setembro.
A conquista desse dia foi conseguida depois de muita batalha da SOCIEDADE DOS FORROZEIROS PÉ DE SERRA E AI em parceria com a Assmbléia Legislativa do estado de Pernambuco. A data foi promulgada em 2005.
Nessa grandiosa festa teremos uma verdadeira constelação da Música Popular Pernambucana - Petrúcio Amorim; Irah Caldeira; Nadia Maia; Santanna o cantador; Rogério Rangel; Território Nordestino; Karolinas com K; Israel Filho; Jorge Neto; Maciel Melo; Genaro e Walquíria; Cristina Amaral; Ronaldo aboiador, entre outros.
O Ceará, também instituiu um dia estadual para esse ritmo que é tão nosso. Lá, o dia é 13 de dezembro, data natalicia de LUIZ GONZAGA DO NASCIMENTO.
SERVIÇO:
O que?: DIA ESTADUAL DO FORRÓ
Quando?: 14/09/2007
Onde?: Pátio de São Pedro
Que horas?: A partir das 20h

quarta-feira, 25 de abril de 2007

25/4/2007 - PARTO HUMANIZADO - CAIS DO PARTO

O QUE É PARTO HUMANIZADO?

PARTO HUMANIZADO: "É a execução de um conjunto de normas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que visa melhores resultados para a mãe e para o bebê"
Marcos Ymayo
Diretor técnico do Hospital Geral Santa Marcelina do Itaim Paulista, em São Paulo.

A Cais do Parto tem todo um trabalho de acompanhamento das suas gestantes que começa no pré natal, com consultas semanais - aqui está um diferencial deste procedimento - de acompanhamento da gestação e reuniões, também semanais, com os casais - Mais dois diferenciais. No parto humanizado, a presença do pai é tida como fundamental, uma vez que ele também é parte integrante do processo.
A Cais do Parto, através da metodologia adotada por ela, entende que, um parto bem feito não necessita obrigatóriamente, ser feito em hospitais convencionais - segundo estudos do ministério da saúde, 90% dos partos poderiam ser feitos em casa. Entende também, que o parto feito em casa ajuda na redução de mortes por infecção hospitalar - desde que feita de maneira responsável e por pessoas treinadas.
Um dos motivos que levou suely Carvalho, uma das coordenadoras da ONG, a defender o parto humanizado, foi a forma fria e mecânica na relação médico X paciente.
Outro diferencial no parto humanizado, realizado pelo CAIS DO PARTO, é a ligação bêbê X Mãe. Ao nascer, o bêbê ainda fica ligado à mãe pelo cordão umbilical por um certo tempo, até o coração do recém-nascido bater de forma mais constante.

Só uma mudança cultural faria o parto normal voltar a ser encarado por todos como o que de fato ele é: um ato fisiológico, natural, para o qual 85% das mulheres estão preparadas

SERVIÇO

Endereço:Avenida José Augusto Moreira, 525
Galeria Casa Branca - sala 09
Casa Caiada - Olinda/PE
Telefone:3432-7803 / 3432-5833
Responsáveis: Suely Carvalho, Dayse Reis e Ivete Lourenço